10/04/2015 23h59

SkyNet em um futuro não tão distante?

SkyNet em um futuro não tão distante?

Quem já viu o exterminador do futuro, e principalmente quem é fã da franquia, com toda certeza ja ouviu falar na Skynet, uma inteligência artificial que toma os humanos como uma possível ameaça à própria existência. Com capacidades praticamente ilimitadas, a Skynet se demonstra um software autosuficiente, capaz de controlar os mais diversos tipos de maquinarios, além de desenvolvernovas tecnologias, ocasionando ainda a possibilidade de viagem no tempo. E parece que cientistas estão se inspirando nesse formato de programa, mas calma, estamos longe de um ataque de robos em escala global. 



Pesquisadores da DARPA (Defense Advanced Research Projects Agency) nos Estados Unidos estão dando início a um programa que lembra os moldes da Skynet. A intenção é criar um software robusto que tenha a habilidade de se alterar e adaptar em ambientes de constante mudança. O projeto foi batizado de BRASS, Building Resource Adaptive Software Systems), e está organizado em três fases de aproximadamente 16 meses. O objetivo final é fazer com que o programa criado seja confiável e inteligente o suficiente como para sobreviver durante pelo menos 100 anos.



A pesquisa também visa diminuir os custos elevados relacionados aos sistemas atuais, que crescem a cada dia em complexidade e exigem manutenção constante por parte de humanos para se manterem em operação. Segundo a página do programa, a obsolescência de softwares e os custos e problemas envolvidos em updates de grandes sistemas são um problema para a segurança nacional dos Estados Unidos e é necessário que seja desenvolvida uma nova matriz de princípios